terça-feira, 1 de junho de 2010

O SEU OLHAR

Vídeo que será trabalhado na oficina de arte com a turma de 7º ano vespertino, na Escola Estadual Olímpio Alves

PLANO PARA OFICINA DE ARTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
POLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
ALUNAS: CARMEN, ICLEIA, FÁTIMA

PLANO DA OFICINA
“Para desenvolver-se plenamente como ser humano (indivíduo),
o homem necessita, assim,
dos mecanismos de aprendizado que,
movimentarão seus processos de “desenvolvimento”.
Oliveira, J.B.Araújo p.75 (2)

TEMA:
A identidade é uma das formas de demonstrar o nosso olhar, que resulta de nossa vivência e cultura.
PÚBLICO
SÉRIE: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Perfil do grupo: 36 alunos, sendo 26 (sexo feminino) e10 (sexo masculino), na faixa etária entre12 aos 13 anos, cursando o 7º Ano do Ensino Fundamental, do turno vespertino, da Escola Estadual Olímpio Alves.
OBJETIVOS GERAIS
• Levar os alunos a conhecer os imaginários que povoam a formação de suas identidades;
• Superar o próprio ideário, centrado na auto-expressão criativa, através do exercício das suas primeiras impressões, como forma e técnica de obra de arte;
• Incentivar o educando a pesquisar e abranger seus conhecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Levar a turma a desenhar espontaneamente, com base na observação e na memória;
•Desenvolver nos alunos o gosto pela produção e criação;
•Desenvolver o senso estético e a criatividade dos estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A identidade através das primeiras impressões.
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
Dois (2) encontros, conforme o desempenho da turma.
RECURSOS
1º encontro: Em sala de aula, com as carteiras em círculo.
2º encontro: Carteiras em grupo para facilitar a divisão do material (tintas guache, sulfite a4, barbante, prendedores, jornais velhos para forrar as carteiras) e materiais diferenciados como: folhas, pedras, gravetos, pedaços de madeira e etc., porém, o trabalho será individual.
DESENVOLVIMENTO
1º encontro:
Com a turma toda sentada em um grande círculo, distribuiremos os textos contendo a letra da música “O seu olhar” do Tribalistas e “O que identidade tem a ver com arte?” (adaptado por Carmen Lúcia G. R. Ramos) a cada 2 alunos juntos.
Em aula dialogada sobre como cada um constrói suas maneiras de ver, como cada um percebe o outro, e também como cada pessoa percebe a nós mesmos, apresentaremos depois um pequeno vídeo com a música “O seu olhar” do Tribalistas e, logo após, discutiremos a compreensão da mesma.
Leremos o texto “O que identidade tem a ver com arte?” (adaptado por Carmen Lúcia G. R. Ramos) e contextualizaremos com os alunos o entendimento de cada um sobre o tema abordado no texto e na música.
2º encontro:
Organizaremos a sala juntamente com os alunos, suas carteira em grupos de quatro a seis alunos juntos. Feito isto, eles serão convidados a coletarem materiais diversificados encontrados no pátio da escola. Logo após, daremos início à oficina das primeiras impressões.
Primeiramente, pediremos aos alunos para falarem o que sabem ou entendem sobre o que é Gravura. Começaremos falando sobre conceitos básicos de gravura, como as diferenças entre gravar e imprimir. Explicaremos que, para aquela aula, trabalharemos somente suas “primeiras impressões”.
Demonstraremos o processo de entitamento dos objetos e também a impressão dos mesmos no papel sulfite. Os alunos verificarão o resultado desta demonstração. Logo após, falaremos sobre gostos individuais, as escolhas individuais de cada objeto para a atividade, escolha de cores, a composição e o que mais for necessário naquele momento, para que a atividade tenha um resultado satisfatório.
Pediremos aos alunos para entintarem seus objetos coletados e começarem suas primeiras impressões como testes. Vendo os primeiros resultados desses testes de impressões, poderão escolher cores e as composições que melhor lhes agradem das imagens a serem produzidas individualmente, por cada aluno.
Colocaremos as imagens produzidas que forem ficando prontas para a secagem em barbantes amarrados no pátio e também servir de exposição destes trabalhos para a escola.
Mostraremos que os resultados obtidos caracterizariam como manifestação de suas identidades e percepções.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, processual e formativa, quanto ao interesse e participação do educando, levando-se em conta o direcionamento e argumentação do “Educador”. Esta discussão será com a participação da supervisora e anotada no diário das estagiárias.

A ESCOLA CAMPO

Nosso estágio ocorre na Escola Estadual Olímpio Alves em A parecida de Goiânia, onde observamos uma turma de 7º ano cuja professora é Maria de Fátima Alves. A turma é heterogênea com 36 alunos de diversas faixas etárias, sendo que as meninas constituem a maioria dela.
A sala ainda é de placas, as paredes são limpas, as janelas pequenas, com pouca ventilação e apenas um ventilador.
As carteiras são enileiradas no melhor estilo tecnicistas.
As aulas observadas foram expositivas com o uso do quadro-negro e giz e os conteúdos variaram entre cores primárias e secundárias e dança.
Em uma das aulas observadas a professora desenvolveu uma oficina de arte visando a ornamentação da festa das mães, o que prova que a professora de arte ainda é vista como decoradora da escola para as datas comemorativas.

PLANO DE AÇÃO DO ESTÁGIO II - VESPERTINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
POLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: VÂNIA OLÁRIA
Plano de Ação
Componentes do grupo: Carmen Lucia Rodrigues Ramos,Icleia Manfrin Morbeck Soares, Maria de Fátima Lopes
Escola / Colégio: Escola Estadual Olimpio Alves Turma a ser observada: 7º Ano Turno vespertino
Professor / Maria de Fátima Alves Supervisor do estágio na escola: Maria de Lourdes


ETAPA 1:
*março/abril
Primeiras
negociações
15/03/2010 – 1ª visita
Conversa com a coordenadora, apresentação do grupo e dos objetivos do estágio. Busca de informações sobre as professoras de arte, as turmas e a área pedagógica.
30/03/2010
Conversa com a professora Maria de Fátima sobre os objetivos do estágio, escolha da turma, planejamento que está sendo desenvolvido, atividades práticas desenvolvidas pelos alunos.

ETAPA 2:
*abril/maio
Imersão
na sala de aula
09/04/2010 – encontro com a coordenadora pedagógica e a professora de arte do período vespertino para observação da sala escolhida para o estágio.
16/04//2010 – imersão na sala de aula, observação de uma aula de arte da professora Maria de Fátima Alves
23/04/2010 – Observação e documentação de uma aula de arte através de entrevistas, com os alunos e a professora, registro em foto e vídeo.
30/04/2010 – Conclusão da etapa de observação e registros. Discussão com a professora de arte sobre os resultados obtidos.


ETAPA 3:
*maio
Planejamento
de Proposta Pedagógica (oficina)
em artes visuais
08/05/2010 – Construção de Projeto para oficina de arte junto com a professora de arte e a coordenadora pedagógica.
15/05/2010 - Construção de Projeto para oficina de arte junto com a professora de arte e a coordenadora pedagógica
22/05/2010 – Análise e conclusão do projeto para oficina de arte.

ETAPA 4:
*junho
Desenvolvimento da Proposta Pedagógica (oficina)

04/06/2010 – Execução do projeto da oficina de arte.
11/06/2010 – Culminância do projeto. Apresentação dos trabalhos.

ETAPA5:
*junho
Volta à escola,
para avaliação
18/06/2010 – Avaliação do projeto.