terça-feira, 1 de junho de 2010

PLANO PARA OFICINA DE ARTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
POLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
ALUNAS: CARMEN, ICLEIA, FÁTIMA

PLANO DA OFICINA
“Para desenvolver-se plenamente como ser humano (indivíduo),
o homem necessita, assim,
dos mecanismos de aprendizado que,
movimentarão seus processos de “desenvolvimento”.
Oliveira, J.B.Araújo p.75 (2)

TEMA:
A identidade é uma das formas de demonstrar o nosso olhar, que resulta de nossa vivência e cultura.
PÚBLICO
SÉRIE: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Perfil do grupo: 36 alunos, sendo 26 (sexo feminino) e10 (sexo masculino), na faixa etária entre12 aos 13 anos, cursando o 7º Ano do Ensino Fundamental, do turno vespertino, da Escola Estadual Olímpio Alves.
OBJETIVOS GERAIS
• Levar os alunos a conhecer os imaginários que povoam a formação de suas identidades;
• Superar o próprio ideário, centrado na auto-expressão criativa, através do exercício das suas primeiras impressões, como forma e técnica de obra de arte;
• Incentivar o educando a pesquisar e abranger seus conhecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Levar a turma a desenhar espontaneamente, com base na observação e na memória;
•Desenvolver nos alunos o gosto pela produção e criação;
•Desenvolver o senso estético e a criatividade dos estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A identidade através das primeiras impressões.
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
Dois (2) encontros, conforme o desempenho da turma.
RECURSOS
1º encontro: Em sala de aula, com as carteiras em círculo.
2º encontro: Carteiras em grupo para facilitar a divisão do material (tintas guache, sulfite a4, barbante, prendedores, jornais velhos para forrar as carteiras) e materiais diferenciados como: folhas, pedras, gravetos, pedaços de madeira e etc., porém, o trabalho será individual.
DESENVOLVIMENTO
1º encontro:
Com a turma toda sentada em um grande círculo, distribuiremos os textos contendo a letra da música “O seu olhar” do Tribalistas e “O que identidade tem a ver com arte?” (adaptado por Carmen Lúcia G. R. Ramos) a cada 2 alunos juntos.
Em aula dialogada sobre como cada um constrói suas maneiras de ver, como cada um percebe o outro, e também como cada pessoa percebe a nós mesmos, apresentaremos depois um pequeno vídeo com a música “O seu olhar” do Tribalistas e, logo após, discutiremos a compreensão da mesma.
Leremos o texto “O que identidade tem a ver com arte?” (adaptado por Carmen Lúcia G. R. Ramos) e contextualizaremos com os alunos o entendimento de cada um sobre o tema abordado no texto e na música.
2º encontro:
Organizaremos a sala juntamente com os alunos, suas carteira em grupos de quatro a seis alunos juntos. Feito isto, eles serão convidados a coletarem materiais diversificados encontrados no pátio da escola. Logo após, daremos início à oficina das primeiras impressões.
Primeiramente, pediremos aos alunos para falarem o que sabem ou entendem sobre o que é Gravura. Começaremos falando sobre conceitos básicos de gravura, como as diferenças entre gravar e imprimir. Explicaremos que, para aquela aula, trabalharemos somente suas “primeiras impressões”.
Demonstraremos o processo de entitamento dos objetos e também a impressão dos mesmos no papel sulfite. Os alunos verificarão o resultado desta demonstração. Logo após, falaremos sobre gostos individuais, as escolhas individuais de cada objeto para a atividade, escolha de cores, a composição e o que mais for necessário naquele momento, para que a atividade tenha um resultado satisfatório.
Pediremos aos alunos para entintarem seus objetos coletados e começarem suas primeiras impressões como testes. Vendo os primeiros resultados desses testes de impressões, poderão escolher cores e as composições que melhor lhes agradem das imagens a serem produzidas individualmente, por cada aluno.
Colocaremos as imagens produzidas que forem ficando prontas para a secagem em barbantes amarrados no pátio e também servir de exposição destes trabalhos para a escola.
Mostraremos que os resultados obtidos caracterizariam como manifestação de suas identidades e percepções.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, processual e formativa, quanto ao interesse e participação do educando, levando-se em conta o direcionamento e argumentação do “Educador”. Esta discussão será com a participação da supervisora e anotada no diário das estagiárias.

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